03/07/2008: "Estudo revela por que comer brócolis ajuda contra o câncer de próstata"
Um estudo realizado por cientistas na Grã-Bretanha revelou que comer brócolis provoca modificações na atividade de certos genes associados ao desenvolvimento do câncer de próstata. Pesquisas anteriores já associavam uma dieta com a verdura a uma diminuição dos riscos de desenvolver a doença e de que ela se torne mais agressiva, mas os cientistas até agora não sabiam ao certo porque isso acontecia. Segundo os pesquisadores do Instituto de Pesquisas sobre Alimentos de Norwich (sudeste da Grã-Bretanha), comer brócolis produz mudanças na produção, desencadeada por certos genes, de proteínas chamadas fatores de crescimento, como o TGF Beta 1 e o EGF. Fatores de crescimento tipicamente estimulam a divisão ou o desenvolvimento celular e, com freqüência, desempenham um papel na evolução do câncer. Crucíferos Para o estudo, durante um ano, dois grupos de homens considerados sob risco de desenvolver câncer de próstata comeram ou 400 gramas de brócolis ou 400 gramas de ervilhas por semana, além de sua dieta normal.  Amostras de tecidos foram retiradas de suas próstatas aos seis meses da experiência e por ocasião de sua conclusão, e foi medida a atividade de vários genes. No caso dos homens que comeram brócolis, a análise dessas amostras mostrou a alteração na produção de fatores de crescimento como o TGF beta 1 e o EGF, assim como do hormônio insulina (também associado à evolução do câncer de próstata e outros tumores). Os estudos anteriores demonstraram que dietas ricas em vegetais da família dos crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho e agrião, podem reduzir o risco de câncer. Mas "este é o primeiro estudo que dá evidências experimentais obtidas em seres humanos que dão conta de que dietas ricas em vegetais crucíferos podem reduzir o risco de câncer na próstata", disse Richard Mithen, biólogo do Instituto Pesquisas sobre Alimentos que liderou o estudo. Outros vegetais e frutas Os resultados deste estudo sugerem que quantidades relativamente baixas de crucíferos na dieta podem ter um grande efeito na atividade dos genes. "Outras frutas e vegetais também demonstraram reduzir o risco de câncer na próstata e provavelmente agem por outros mecanismos", disse o Mithen. "Quando nós entendermos isto, poderemos dar recomendações dietéticas muito melhores, em que combinações específicas de frutas e vegetais provavelmente terão benefícios especiais." Por enquanto, ele aconselha a ingestão de duas a três porções de vegetais crucíferos por semana. Fonte: BBC
[Anterior: "Cientistas querem desvendar genoma do cacau"] [Próxima: "Livro ensina técnicas de controle biológico de gafanhotos no Brasil"]
E confira também:
13/11/2008: Bebês de embriões congelados são mais saudáveis - Três pesquisas sugerem que bebês que nasceram de embriões que foram congelados são mais saudáveis do que os demais. Os...>>>
12/11/2008: Estudo mostra que carnitina pode retardar doenças como Alzheimer e Parkinson - Um estudo científico efetuado por uma equipe luso-americana confirmou as propriedades neuroprotetoras da carnitina. "Os resultados deste estudo permitem sugerir...>>>
11/11/2008: Cientistas colocam janela em rato para estudar metástase - Uma técnica que literalmente coloca uma janela no peito de um rato para que cientistas possam monitorar o alastramento de...>>>
10/11/2008: Cientistas identificam proteína-chave no controle da cor das flores - Cientistas da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, identificaram uma proteína que desempenha um papel importante no controle da coloração normal...>>>
07/11/2008: Parceria pemitirá intercâmbio de material genético de trigo com a Tunísia - Pesquisadores da Embrapa Cerrados (Planaltina – DF) e do Ministério da Agricultura da Tunísia elaboraram, em reunião conjunta na sede...>>>
06/11/2008: Alface biofortificada com cálcio tem o mesmo sabor da convencional - Quando estiverem disponíveis no mercado, será possível distinguir apenas pelo gosto uma folha de alface GM e uma convencional em...>>>
05/11/2008: Geneticista alerta para cuidados na comunicação sobre pesquisas com células-tronco - "Entusiasmo, mas com responsabilidade." Esta afirmação, feita pela geneticista Lygia Pereira, mostra como a cientista que desenvolveu a primeira linhagem...>>>
04/11/2008: Dia de campo da Embrapa vai mostrar o passado e o futuro das pesquisas de reprodução animal - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, no dia 7 de novembro, das 9 às 18 horas no Campo Experimental...>>>
03/11/2008: Alimento convencional x transgênicos - Você já deve ter ouvido falar na sigla OGM, que quer dizer organismo geneticamente modificado, ou simplesmente transgênicos. E o...>>>
03/11/2008: Cogumelos podem ser 'aliado contra aquecimento global' - Cogumelos podem se tornar um aliado inesperado na luta contra o aquecimento global, segundo uma pesquisa publicada na revista acadêmica...>>>
31/10/2008: Estudantes em busca de cerveja mais saudável - Estudantes da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, planejam desenvolver uma cerveja transgênica com adição de resveratrol, substância química presente...>>>
30/10/2008: Mutação de gene em anelídeos pode explicar alcoolismo nos humanos - Cientistas da Universidade de Liverpool encontraram uma mutação genética em anelídeos que pode explicar o alcoolismo nos humanos. O trabalho...>>>
29/10/2008: Biotecnologia aplicada à área de alimentos é tema de seminário do Ital - "Biotecnologia na produção de alimentos" é o tema do seminário que o Instituto de Tecnologia de Alimentos, ligado à Agência...>>>
28/10/2008: Fiocruz descobre maior resistência dos ovos do mosquito da dengue - Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz descobriram que, 15 horas depois de postos, os ovos do Aedes Aegypti formam uma...>>>
27/10/2008: Cientistas criam tomate roxo que 'pode evitar câncer' - Cientistas britânicos desenvolveram um tomate roxo que, acreditam, poderá ajudar a prevenir câncer. A fruta é rica em um pigmento...>>>
24/10/2008: Café em excesso pode reduzir seios, indica estudo - Um estudo sueco sugere que o consumo de café em excesso pode provocar uma diminuição no tamanho dos seios de...>>>
24/10/2008: Alunos da Facimed participam de curso na Embrapa Rondônia - Com o tema “A biotecnologia aplicada no melhoramento de plantas”, a Embrapa Rondônia realiza curso nesta sexta-feira, 24, durante todo...>>>
23/10/2008: Embrapa Agrobiologia participa da BioFach América Latina 2008 - A Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) participa no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Conferência BioFach América Latina, entre...>>>
22/10/2008: Cultivo de cogumelos será tema de curso da Embrapa em Brasília - Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34...>>>
22/10/2008: Ministro da República das Ilhas Fiji visita Embrapa - O Ministro das Indústrias Primárias da República das Ilhas Fiji, Joketani Cokanasiga, visitou ontem (21/10) no fim da tarde a...>>>
21/10/2008: Flávio Barros "Mosca-dos-chifres: Descrição, biologia e dinâmica populacional no cerrado brasileiro" - A mosca-dos-chifres ( Haematobia irritans irritans ) é uma mosca bastante difundida no Brasil e bastante conhecida dos pecuaristas brasileiros...>>>
20/10/2008: China quer se tornar um líder mundial em biotecnologia - O primeiro ministro da República Popular da China, Wen Jiabao, disse recentemente que o país poderá gastar US$2,9 bilhões adicionais...>>>
17/10/2008: Embrapa vai promover curso sobre análise de dados genômicos de espécies vegetais - A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa...>>>
17/10/2008: Pesquisa descobre mutação genética que protege ratos de diabetes - Pesquisadores do Instituto Alemão de Pesquisa da Alimentação de Potsdam (Dife) identificaram uma mutação genética em ratos, que protege os...>>>
16/10/2008: Embrapa identifica novas pragas de trigo no Brasil - A Embrapa identificou a ocorrência de duas novas pragas de trigo no Brasil. Uma espécie de ácaro e uma de...>>>
|